Conheça o curso

Para a efetivação da UNIVASF, foi feita uma ampla pesquisa de opinião sobre os cursos de graduação a serem oferecidos, levando-se em consideração “um perfil adequado ao mundo moderno e às necessidades da região”. Entre os cursos da área de saúde que foram sondados, o curso de Farmácia foi um dos mais citados em tal pesquisa de opinião. Em levantamento feito no Conselho Federal de Farmácia (CFF) sobre o número de profissionais farmacêuticos e de farmácias nos Estados de Pernambuco e da Bahia, o número de farmacêuticos é muito inferior ao número necessário para assumir a responsabilidade técnica de farmácias e drogarias, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, laboratórios e indústrias de alimentos, serviços públicos de saúde, entre outras áreas onde o farmacêutico pode atuar. Assim, observa-se que há uma carência de profissionais nos dois Estados e também na região Nordeste. A proposta de implantação do Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas na UNIVASF tem como objetivos principais: o aumento da oferta de vagas de ingresso na Universidade, bem como a consolidação da área de saúde na nossa Universidade. O novo currículo do Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas foi elaborado de acordo com a Resolução CNE/CES 02 de 19 de fevereiro de 2002 que institui as diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas. Deve-se levar também em consideração as necessidades de saúde da população do Vale do São Francisco, a demanda do mercado e as mudanças políticas de formação e qualificação de recursos humanos do Ministério da Saúde. Neste novo modelo, eliminam-se as modalidades e cria-se um currículo único com formação de farmacêutico generalista, humanista e crítico, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Esse profissional deverá ser capaz de exercer, com rigor científico e intelectual, as atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, sempre pautado em princípios éticos e inserido na realidade social, cultural e econômica de seu meio, dirigindo a sua atuação para o benefício da sociedade.

 

ATIVIDADES DO CURSO

No Currículo Pleno do Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIVASF, estão contempladas as disciplinas e atividades que integram as diretrizes curriculares Nacionais, bem como disciplinas eletivas e núcleos temáticos multidisciplinares. Como componentes obrigatórias para o Currículo Pleno são considerados: Todos os núcleos de conhecimento (disciplinas) que integrem as diretrizes curriculares do Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas; disciplinas eletivas, núcleos temáticos e outras atividades consideradas imprescindíveis, tais como Estágios Curriculares e Trabalhos de Conclusão de Curso.

Dentro das atividades consideradas imprescindíveis, estão contemplados ainda estágios em diversas áreas dentro do perfil do Profissional Farmacêutico com formação Generalista: Estágio I (Rede Básica de Saúde); Estágio II (Ambiente Hospitalar); Estágio III (Alimentos); Estágio IV (Manipulação), a serem realizados entre o 4º semestre do curso até o seu 10º semestre.

Existem ainda atividades extracurriculares que não estão previstas no currículo pleno do curso, mas podem ser consideradas pelo colegiado acadêmico como complementares à formação. Podem ser consideradas como atividades extracurriculares: Disciplinas eletivas; projetos de pesquisa e/ou extensão; atividades desenvolvidas nos núcleos temáticos que extrapolem a carga horária mínima do currículo pleno; disciplinas cursadas anteriormente pelo reoptante ou reingresso que não foram aproveitadas para sua respectiva integralização curricular.

Núcleo Temático Multidisciplinar é atividade obrigatória (mínimo 120 h) de caráter prático que visa ao estudo, à pesquisa e à aplicação de conhecimentos interligados, voltados para o encaminhamento e para solução de questões socioeconômicas, ambientais, culturais, científicas e/ou tecnológicas locais e regionais. O Núcleo Temático fornece uma identidade própria ao projeto inovador da UNIVASF.

Disciplinas Eletivas são obrigatórias (mínimo 120 h) e escolhidas pelo estudante de graduação dentro da matriz curricular de outros cursos oferecidos pela UNIVASF, visando a busca e o aprimoramento de novos conhecimentos técnicos e científicos, dentro dos objetivos e perfil vislumbrados pelo aluno. Este modelo caracteriza o projeto institucional da UNIVASF, como proposto na sua criação.

 

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas concretizará uma formação profissional solidificada na qual haverá o desenvolvimento de atividades voltadas à promoção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas respaldadas pelos valores técnico-científicos cuja contribuição está diretamente relacionada à aplicação racional e futura dessas práticas no âmbito que envolve as diversas  áreas de atuação do profissional farmacêutico, tais como: Farmácia comercial, indústria de medicamentos, de cosméticos e de alimentos, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, instituições de saúde pública, instituições de pesquisa e ensino, atividades de assessoria, consultoria, planejamento e organização farmacêutica.

O exercício da profissão farmacêutica está sob a jurisdição do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que regulamenta e disciplina suas atividades com base na LEI Nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, que cria e regulamenta o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia. Os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas proporciona ao graduando a plena capacidade de inserção no mercado de trabalho como farmacêutico generalista, possuindo subsídios para o desenvolvimento de ações relacionadas ao sistema de saúde da população.

O curso capacita o profissional para o desenvolvimento de ações de educação em saúde como palestras educativas, distribuição de folders explicativos referentes ao processo de saúde e doença, mudanças de hábitos e estilos de vida, etc. Atuação nas instituições de ensino superior como coordenador e/ou docente das disciplinas existentes nos currículos do Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas, podendo atuar também como professor de ensino médio. Pesquisa, produção e desenvolvimento dos medicamentos industrializados e manipulados, além do controle de qualidade dos mesmos para a garantia de sua eficácia e segurança. Prestação de serviços como: Assistência e Atenção Farmacêutica, visando o esclarecimento de dúvidas quanto ao tratamento, uso indevido dos medicamentos, reações adversas, interações medicamentosas, toxicidade, parâmetros bioquímicos e o acompanhamento farmacoterapêutico desses pacientes ao longo dos meses para garantir a melhoria da qualidade de vida. Realização e interpretação dos exames clínicos laboratoriais (sangue, fezes, urina, entre outros) e toxicológicos, bem como controle da poluição ambiental. Realização do suporte técnico para gerenciamento de estoques, incluindo controle de validade, formas de distribuição, transporte e recebimento de medicamentos vindos de outros locais. Planejamento, aquisição, armazenamento, distribuição e descarte de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Preparação de nutrição parenteral utilizando procedimentos padronizados e validados, a fim de assegurar a qualidade dos seus componentes.

 

NORMATIZAÇÕES E FORMULÁRIOS

1.      Manual do Aluno

 

2.      Norma de direito à vista e revisão de prova escrita: Resolução n° 01/2013.

 

3.      Norma e prazos para pedidos de alteração de pré-requisitos: Resolução n° 02/2013 alterada pela Resolução n° 04/2013.

 

4.      Norma para dispensa de disciplina: Resolução n° 03/2013

 

5.      Norma para o desligamento de aluno da UNIVASF: Resolução n° 05/2008

 

6.      Norma de Solicitação de Segunda Chamada de Avaliação: Ato Normativo n° 01/2011 - PROEN

 

7.      Normatização Atividades Complementares

 

8.      Normatização para Estágio Curricular

 

9.      Normatização para Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

 

10.  Trâmite das solicitações discentes

 

11.  Prazos para atendimento das solicitações pela SRCA

 

12.  Requerimento Geral para solicitações no SIC

 

13.  ENADE 2013 – Discentes Inscritos do Curso de Ciências Farmacêuticas

 

14.  Orientações de Acesso ao Sig@ no link: http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|siga-html

 

15.  Solicitações de Diploma, orientações no link: http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|diploma-html