Conheça o curso

HISTÓRICO

 

Não havendo oferta de cursos desse perfil em outras instituições de ensino superior num raio de 500 km, as inscrições efetivadas nos processos seletivos de ingresso nos anos de 2004, 2005 e 2006 têm confirmado a demanda presumida pelos indicadores reportados na seção anterior. No processo seletivo (vestibular 2007) foi registrada uma concorrência de 4,7 candidatos por vaga oferecida. O ingresso via vestibular ocorre num processo conduzido conjuntamente para as universidades federais sediadas no estado de Pernambuco (UFPE, UFRPE e UNIVASF).

 

O curso de Engenharia Elétrica da UNIVASF contempla a formação de profissionais de perfil pleno com competências construídas nas subáreas de conhecimento em Eletrotécnica, Eletrônica, Automação e Telecomunicações.

 

O Curso de Engenharia Elétrica da UNIVASF foi criado em atendimento a uma demanda identificada em consulta à sociedade organizada da região do Vale do São Francisco, uma das iniciativas que precederam à efetiva implantação de seus maiores campi, sediados nas cidades de Petrolina e Juazeiro. Não raramente se constata, em visitas aos empreendimentos públicos e privados estabelecidos na região, conduzidas sistematicamente, desde a fase inicial de implantação da UNIVASF, visando à prospecção de campos para atuação/ cooperação institucional, as indicações de demandas reprimidas por soluções de engenharia no domínio do setor elétrico (tipicamente relativas à automatização e ao aumento de eficiência energética de processos produtivos); assim como as posições de trabalho ocupadas por profissionais recrutados em outras regiões do país. Estes aspectos reforçam a pertinência de se empreender a implantação de um centro de formação superior e de estudos avançados de Engenharia Elétrica no Vale do São Francisco.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

O curso de Engenharia Elétrica forma profissionais de nível superior com o título de Engenheiro Eletricista, com capacidade para o desempenho profissional técnico-científico e a atuação como agente social, comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a contínua melhoria da qualidade de vida do cidadão.

 

O curso objetiva dar formação generalista plena aos profissionais, habilitando-os a atuarem nas subáreas de conhecimento da Engenharia Elétrica, com destacada competência para aplicação de métodos e técnicas de automatização de processos produtivos.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

 

O campo de atuação profissional configurado nessa região é diversificado, com destaque para as oportunidades de atuação na cadeia produtiva pré-existente associada ao agronegócio e à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O egresso deverá ser capaz de empregar conhecimentos de administração, gestão e ordenamento ambientais, com monitoramento e mitigação de impactos ambientais da geração e utilização da energia elétrica.

 

O curso deverá conferir ao estudante capacidade e competência para desempenhar as suas atividades profissionais junto à sociedade, nas diversas áreas de conhecimento que compõem a Engenharia Elétrica, devendo ser capaz de empregar conhecimentos científicos e tecnológicos para a solução de problemas referentes a:

• geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, controle do  desperdício de energia, seus serviços afins e correlatos;

• equipamentos e máquinas elétricas;

• sistemas elétricos e eletrônicos de medição e controle;

• materiais elétricos e eletrônicos;

• equipamentos eletrônicos em geral;

• sistemas de telecomunicações e telemetria, processamento e armazenamento digital de sinais.