CEDEP - COMITÊ DE ÉTICA E DEONTOLOGIA EM ESTUDOS E PESQUISAS

O Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisa – CEDEP/UNIVASF é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo, educativo e de fiscalização, que visa defender e proteger o bem-estar dos indivíduos participantes em projetos realizados no ambiente da Universidade.

Anteriormente chamado de CEEHA, Comitê de Ética e Estudos Humanos e Animais, este comitê veio à luz em suas atividades em 2009, para discutir, instruir, promover e exigir preceitos éticos em meio aos trabalhos dos pesquisadores no interior da UNIVASF e das demais Instituições circunvizinhas, sendo constituído por profissionais desta Universidade e por representantes da comunidade e tendo seu nome mudado em 12/04/2012 para Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas - CEDEP.

O CEDEP, tem em sua coordenação atual os professores, Alexandre H. Reis (presidente), Márcia Bento Moreira (presidente adjunta) e Ferdinando Carvalho (secretário), e divide-se em dois grupos de trabalho, o CEP, Comissão de Ética em Pesquisa, que se ocupa com as pesquisas que envolvem seres humanos, e a CEUA, Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UNIVASF).

 

A abrangência dos trabalhos e a necessidade de uma equipe interdisciplinar é uma exigência feita pelo contexto efetivo dos trabalhos de pesquisa a todo comitê de ética em pesquisa e estudo das Universidades brasileiras e no exterior. Por ser composto por profissionais da área de Filosofia, Medicina Veterinária e Educação Física, respectivamente, em relação à ordem apresentada na descrição da coordenação, o CEDEP pode ter sob a sua gestão os trabalhos com Humanos, respeitando-se a especificidade de cada área em reuniões separadas.

 

Devem ser submetidos ao presente comitê todos os projetos que envolvam como fonte primária seres humanos, de forma direta ou indireta, independentemente da amostragem. Necessitam igualmente de aprovação do CEDEP, pesquisas que incluem material biológico e/ou dados já armazenados – sejam de coleções, sejam de prontuários.

 A avaliação ética de um projeto feita pelo CEDEP não abrange apenas os possíveis riscos que podem recair sobre o objeto da pesquisa em sua realização. As diretrizes e princípios observados nas análises dos projetos estão presentes em diversas resoluções, não apenas na 466/12, como geralmente se pode pensar. As mais importantes resoluções que regem as atividades de pesquisa em nosso país, nas mais diversas áreas, podem ser consultadas no link RESOLUÇÕES.

 

 

Horário de atendimento ao público: 

- Das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

       

 

Destaques


25/09/2013 - RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012
27/03/2013 - Resposta do Concea a respeito do direito de proferir a Eutanásia em animais de experimentação
20/11/2013 - 3º Seminário de Ética em Experimentação do CEDEP