CEDEP - COMITÊ DE ÉTICA E DEONTOLOGIA EM ESTUDOS E PESQUISAS

O Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas (CEDEP-UNIVASF) é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que visa defender e proteger o bem-estar dos indivíduos que participam de pesquisas científicas.

Anteriormente chamado de Comitê de Ética e Estudos com Humanos e Animais (CEEHA), este comitê iniciou as suas atividades em 2009, para discutir, instruir, promover e exigir preceitos éticos em meio aos trabalhos dos pesquisadores no interior da UNIVASF e de instituições circunvizinhas. Seus membros foram, desde então, constituídos por profissionais desta universidade e por representantes da comunidade. Seu nome foi modificado, em 12 de abril de 2012, para Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas (CEDEP-UNIVASF).

A coordenação atual do CEDEP é constituída pelos professores Alvaro Rego Millen Neto (presidente), Andrea Vieira Colombo (presidente adjunta) e Deuzilane Muniz Nunes (secretária), e divide-se em dois grupos de trabalho, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UNIVASF), que se ocupa das pesquisas que envolvem seres humanos, e a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UNIVASF).

 

Horário de atendimento:

- Das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Destaques


25/09/2013 - RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012